Post new topic   Reply to topic    Veni Vidi Vici Forum Index -> Fórum Público Geral - Vox populis
View previous topic :: View next topic  
ViLa4480
Guild Lord
Ente Superior (3k)

Ente Superior (3k)
user avatar

Joined: 26 Mar 2010
Posts: 3205

Send private message
Reply with quote

re: 1/4 dos americanos ignora que a Terra gira em torno do Sol

0

Um quarto dos americanos ignora que a Terra gira em torno do Sol

Resultados de inquérito feito a 2200 pessoas nos Estados Unidos sobre questões básicas de ciência apresentados numa conferência. Grande maioria dos norte-americanos defende que os benefícios das ciências ultrapassam os seus perigos potenciais.

Um quarto dos norte-americanos não sabe que a Terra gira à volta do Sol e mais de metade desconhece que o antepassado do homem foi um símio, revela um estudo feito pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, cujos resultados foram apresentados nesta sexta-feira na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Chicago, que começou dia 12 e termina a 17 de Fevereiro.

Uma sondagem feita a cerca de 2200 pessoas mostrou que apenas 74% sabia que a Terra gira em torno do Sol, e 52% ignora que o homem descende de símios. O questionário tinha nove perguntas elementares sobre física e biologia. Em média, o número de respostas certas foi de 6,5.

Apesar dos resultados, 90% dos norte-americanos questionados declararam-se “muito interessados” ou “moderadamente interessados” nas novas descobertas na medicina. Cerca de 60% dos norte-americanos já foram a um jardim zoológico, a um aquário, a um museu de história natural ou de ciências e tecnologia.

Por outro lado, perto de 90% dos participantes deste questionário defende que os benefícios das ciências ultrapassam os perigos potenciais do desenvolvimento científico. Por fim, um terço das pessoas considera que a ciência e a tecnologia deveriam ser mais financiadas.

Segundo o inquérito, mais de 90% dos norte-americanos estimam que os cientistas “ajudam a resolver problemas difíceis” e que “trabalham para o bem da humanidade”, sublinha John Besley, professor-adjunto de relações públicas da Universidade Estadual do Michigan, que analisou os resultados da sondagem e apresentou-os na conferência.

Este inquérito é realizado de dois em dois anos e faz parte de um relatório sobre ciência e engenharia do conselho nacional americano da ciência que é enviado para o Presidente e para o Congresso dos Estados Unidos.

 

 

http://www.publico.pt/ciencia/noticia/um-quarto-dos-americanos-ignora-que-a-terra-gira-em-torno-do-sol-1623863

Posts from:   
Post new topic   Reply to topic    Veni Vidi Vici Forum Index -> Fórum Público Geral - Vox populis All times are GMT - 6 Hours
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You can post new topics in this forum
You can reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum